A atual geração do Volkswagen Tiguan, disponível no mercado internacional desde 2016, não deve demorar muito para ser totalmente substituída. Após seis anos de comercialização, o modelo será substituído por uma linha totalmente nova. Já foi testado e está em estágio avançado de desenvolvimento. O protótipo dirige com uma carroceria definitiva, perdendo lentamente detalhes importantes de design.
Este modelo se inspira na recém-lançada linha elétrica ID, deixando de lado sua atual pegada geométrica (dominada por linhas retas e planas) para um visual mais dinâmico e arrojado.
Os faróis são alongados horizontalmente e contam com LEDs de última geração integrados à grade (a grade tem iluminação própria). Nas laterais, há novas dobras e cintura alta, além de rodas com design bem marcante. O destaque na traseira, não mostrado nesta projeção, são as lanternas articuladas estampadas da última versão da Volkswagen.
Do ponto de vista mecânico, é certo que será adotada a versão mais recente de plataforma modular MQB. Assim como hoje, a gama de motores será composta por opções a gasolina e turbodiesel, além de opções híbridas para alguns mercados. Provavelmente, será a última geração do Tiguan com propulsores tradicionais. A partir da próxima década, tudo indica que o modelo migrará totalmente para eletrificação.
Além disso, o Tiguan continuará a ser oferecido nas versões Classic e Stretched All-Space. A primeira é para países europeus, com design um pouco mais esportivo e capacidade para cinco. O segundo, que atende a América do Norte, Brasil e China, tem uma pegada mais familiar e pode acomodar até sete passageiros.
Quando o novo Tiguan chega ao Brasil?
O lançamento global está previsto para o final de 2023 ou o mais tardar no início de 2024, começando pelo mercado europeu.