A partir do VW Nivus, o consumidor brasileiro vai poder ver de perto o novo logotipo da Volkswagen, desenvolvido por 19 equipes internas e 17 agências externas.

O novo logotipo da Volkswagen levou 9 meses para ficar pronto e passou por mudanças significativas, como por exemplo o fim do estilo tridimensional, para dar espaço a um desenho bidimensional.

Como os números trazidos mostram, essa mudança de logotipo da Volkswagen está longe de ser algo simples – e nem poderia ser, afinal trata-se de empresa com 82 anos de história e cerca de 120 mil colaboradores mundo afora.

A seguir, listamos três motivos que explicam e esmiúçam a mudança de logotipo da Volkswagen.


Para além do logotipo

Evidentemente, toda essa megaestrutura montada pela Volkswagen para promover uma mudança no logotipo não se restringe apenas ao redesenho da marca.

Vai muito além, configurando uma ampla alteração na identidade visual da empresa, ou seja, é toda uma recaracterização comunicacional e visual da Volkswagen.

Para se ter ideia da amplitude do projeto, até mesmo as concessionárias e salões do automóvel serão afetados pelas mudanças no que se refere aos aspectos visuais.

Foi isso que declarou Marco Pavone, chefe de design exterior da Volkswagen AG, à revista Autoesporte: “É uma mudança total. Não adianta mudar o carro e não mudar a imagem da marca. Da mesma maneira que não adianta só mudar o logo”.

Entre os aspectos mais marcantes dessa ampla mudança, está a intenção de criar um ambiente mais leve, harmonioso e colorido nas concessionárias e salões.

Leve e humano

Para a Volkswagen, não há dúvidas de que a mudança no logotipo é uma forma de anunciar aos clientes e ao mercado que a empresa mudou.

E não se trata apenas de mudança visual ou de estilo da marca (logotipo), mas também conceitual, idealística, conferindo modernidade e leveza à imagem da Volkswagen.

“A gente decidiu mudar o logo faz dois anos, a gente queria uma coisa mais leve. Mudar a imagem da marca. Não só o carro [...] A gente queria algo mais humano.”, revelou Pavone.

Mundo digital e elétrico

A mais destacada das mudanças no logotipo da Volkswagen está em sua forma – antes tridimensional e com efeito cromado, agora bidimensional, com design plano e tudo em tom azul escuro.

Isso tem uma razão, qual seja: permitir que o novo logotipo seja exibido de melhor maneira em todas as mídias – desde em celular até em grandes painéis.

Quanto ao azul escuro aplicado, ele não está sozinho. Foi adicionada uma gama de cores, o que permite que a Volkswagen utilize variantes de cores, como, por exemplo, um logotipo vermelho para modelos GTI.

Tornou-se, com efeito, uma mídia mais fácil de ser vista, além de leve, agradável aos olhos e bem sintonizada ao mundo digital e elétrico onde vivemos.

Quer conhecer o novo logotipo da Volkswagen? 

Fique ligado então no site da Saga VW: em breve, VW Nivus por aqui!