Carros compartilhados são a mobilidade do amanhã?
O serviço de carro compartilhado está se tornando cada vez mais presente no Brasil. Assim como as bicicletas compartilhadas, que se popularizaram com a famosa bicicleta laranja do Itaú, o compartilhamento de carros está seguindo o mesmo caminho.
Atualmente, existem até aplicativos para compartilhar guarda-chuvas! É uma tendência que está ganhando força e encontrando novos mercados aqui no nosso país.
Os serviços de compartilhamento de transporte estão se multiplicando em todo o mundo e oferecem uma solução eficiente para os problemas de mobilidade urbana. É inegável que há um excesso de carros nas ruas.
Tanto os aplicativos de transporte quanto o serviço de carro compartilhado são alternativas de consumo que ajudam a reduzir essa questão. Estudos realizados na Califórnia mostram que um carro compartilhado pode substituir de nove a treze veículos individuais nas vias.
Uma das expectativas é que, com a popularização do serviço de carro compartilhado, as pessoas deixem de se apegar tanto aos veículos particulares e passem a valorizar mais a ideia de reduzir a quantidade de carros nas ruas e diminuir a emissão de gases de efeito estufa.
Esse movimento pode impulsionar também o uso de bicicletas para a micromobilidade e incentivar as caminhadas como opções de deslocamento.
As gerações mais jovens já perceberam que ter um carro próprio envolve custos e responsabilidades que nem sempre compensam seu uso. Muitas pessoas estão colocando na balança todos os gastos relacionados a um veículo e comparando com alternativas de transporte mais flexíveis.
Essa análise tem impulsionado o surgimento de aplicativos de transporte, programas de carros por assinatura e serviços de carros compartilhados. É uma explosão de opções que reflete uma mudança de mentalidade em relação à posse de carros individuais.
A Volkswagen Kombi elétrica agora é utilizada como um veículo autônomo compartilhado
A Volkswagen ID.Buzz tem estado em destaque recentemente nas notícias. A van elétrica finalmente foi confirmada para chegar ao Brasil, embora em uma quantidade limitada. Além disso, a ID.Buzz foi escolhida como a estrela do comercial de 70 anos da filial brasileira da fabricante, juntamente com a cantora Elis Regina.
Agora, a divisão de veículos comerciais da Volkswagen anunciou que irá iniciar os testes de uma versão autônoma da ID.Buzz de forma simultânea em Munique, Alemanha, e em Austin, Estados Unidos, como prometido meses atrás.
A Volkswagen está dando um passo significativo rumo à direção autônoma com a introdução do Buzz AD (Autonomous Drive). Essa nova tecnologia será utilizada para transportar políticos, executivos e outras autoridades, servindo como uma demonstração concreta da viabilidade e segurança dos veículos autônomos.
Além disso, a Volkswagen planeja expandir a tecnologia para uma versão de transporte de cargas no futuro. Os veículos autônomos usados no compartilhamento de viagens são equipados com tecnologia de automação de nível 4 da Mobileye, câmeras, radares e lidares para uma navegação precisa. Durante a fase de testes, os veículos contarão com um motorista humano supervisionando as operações, garantindo a segurança durante todo o processo.
A Volkswagen está comprometida em explorar e aprimorar a tecnologia autônoma, e a introdução do Buzz AD é um marco importante nesse caminho. Ao oferecer transporte para figuras importantes, a empresa demonstra sua confiança na eficácia e confiabilidade dos veículos autônomos.
Com a inclusão de recursos avançados, como câmeras, radares e lidares, a Volkswagen está garantindo uma experiência de condução segura e precisa. Embora haja um motorista humano para supervisionar os testes, essa etapa é essencial para garantir a segurança e aperfeiçoar ainda mais a tecnologia autônoma.
Estamos ansiosos para ver os resultados desses testes e como a Volkswagen continuará liderando a indústria automotiva rumo ao futuro da mobilidade autônoma.
Volkswagen já tem histórico com viagens compartilhadas
A Volkswagen tem explorado o cenário das viagens compartilhadas há alguns anos, e sua subsidiária Moia tem desempenhado um papel fundamental nessa jornada. Desde 2017, a Moia tem operado na cidade alemã de Hannover, inicialmente como um projeto-piloto de corridas compartilhadas. Com o tempo, o serviço cresceu e expandiu-se para Hamburgo, oferecendo uma solução de mobilidade confiável e conveniente para os moradores dessas cidades.
No momento, a Moia utiliza o veículo chamado Pluto, uma van elétrica baseada no modelo e-Crafter. Com 6,8 metros de comprimento, autonomia aproximada de 300 km e velocidade máxima de 90 km/h, o Pluto já está presente em 565 unidades que circulam pelas duas cidades alemãs.
No entanto, a Volkswagen tem planos ambiciosos para o futuro e pretende substituir gradualmente a frota de e-Crafter pelo ID.Buzz, um veículo ainda mais avançado e sustentável. Essa transição para veículos elétricos representa um passo importante em direção a uma mobilidade mais limpa e eficiente, proporcionando uma experiência de viagem compartilhada ainda mais inovadora.