Há poucos dias, no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, a Volkswagen fez a apresentação mundial do seu novo logotipo e design, sinalizando o início de uma nova era para a marca.
Nova era porque, afinal, como anunciado no evento, o futuro da Volkswagen é elétrico. O pontapé inicial para esse futuro próximo foi a apresentação do modelo ID.3, totalmente elétrico.
Para a marca, essa transformação fundamental pela qual está passando é o caminho para um futuro com balanço de emissões de carbono neutro. Esta é a nova era da Volkswagen.
Novo design e logotipo da Volkswagen
O novo logotipo anunciado será mais moderno, mais limpo e mais simples, de acordo com a Volkswagen. Dentre as alterações que o logotipo sofreu, está a redução de elementos essenciais e a apresentação em plano bidimensional.
A ideia é também a de um uso mais flexível do logotipo, para que possa ser reconhecido com destaque na mídia digital. Na prática, isso resultará, por exemplo, em mudanças impactantes.
Por exemplo, se até agora o logotipo foi sempre azul e branco, passará a ostentar um novo tom de azul e a permitir variações de cores adicionais.
As mudanças drásticas não param por aí. Pela primeira vez, em lugar de um lema da marca, a Volkswagen contará com um logotipo sonoro. A ideia é tornar a Nova Volkswagen diferenciada do ponto de vista acústico, tanto no veículo como em comunicações.
Para a Volkswagen, esta nova era da marca é focada nas pessoas, razão pela qual não haverá mais concentração no perfeccionismo da fotografia – e sim na apresentação de situações realistas, sem filtros, com as quais os clientes possam se identificar.
O Chefe de Design da Volkswagen, Klaus Bischoff, ratificou essas mudanças: “No novo design da marca, criamos uma autêntica plataforma de comunicações para uma apresentação emocionante da mobilidade elétrica. Estamos mostrando a Volkswagen do futuro sob os lemas ‘digital first’ (prioridade para o digital) e ‘no filter’ (sem filtros)”.
De acordo com a Volkswagen mundial, todas as mudanças serão implementadas, gradativamente, nas Américas do Norte e do Sul, assim como nos demais continentes, já a partir do início de 2020.
Portanto, fique bem atento! Muito em breve, a Saga VW começará a apresentar os primeiros sinais da chegada da nova era na Volkswagen. Venha conferir!