Os motores TSI da VW trazem mais economia, desempenho e tecnologia para o seu veículo. Na hora de acelerar, você já percebe que está em um Volkswagen pela arrancada, potência e pelo torque.
Quer saber como funciona os motores TSI? Trazemos as explicações abaixo.
Motores TSI: torque, potência e economia
Os motores TSI embarcaram na grande tendência do mercado: o downsizing. Trata-se de uma tecnologia que junta uma alta potência a um tamanho de motor reduzido. A economia também é um grande resultado desta mistura.
Desta forma, os veículos 1.0 conseguem ser muito mais fortes que os convencionais, pois contam com a tecnologia turbo, que garante maior potência e um torque mais alto. Contudo, a tecnologia também é aplicada a motores mais fortes, como o Golf 1.4 TSI e modelos 2.0.
Antes de explicar o funcionamento desse tipo de motor, é preciso definir a sigla: TSI significa Turbocharge Stratified Injection. O próprio nome já define a principal característica do componente, que é a injeção direta de combustível.
De forma prática, o sistema aumenta a massa de ar que entra no motor e faz a compressão de partes deste ar, que é reutilizado para produzir “força” no motor. Desta maneira, a reutilização do ar que seria descartado resulta em maior potência, torque e economia de combustível, uma vez que o componente demanda menos “líquido inflamável” para gerar a combustão.
O motor é alimentado por essa injeção direta de combustível, que faz a pulverização diretamente para a câmara de combustão, em alta pressão. Com isso, é possível utilizar menos etanol ou gasolina, o que gera como consequência também menos poluição ao meio ambiente.
É muito clara a diferença de torque, potência e economia de combustível entre um motor TSI da Volkswagen e um 1.6 ou 2.0 de outras montadoras. Um TSI é projetado para entregar o máximo de torque por meio de rotações mais baixas.
O resultado dessa tecnologia é que a aceleração é instantânea e a rapidez de resposta é muito superior aos veículos com motorização convencional. Com isso, as ultrapassagens ficam mais seguras e você consegue um tempo de aceleração muito menor.
Nos motores TSI, o torque máximo já está disponível entre as rotações de 1.500 rpm a 2.000 rpm. O resultado é que há muito mais força disponível para ser utilizada, mesmo que você esteja dirigindo suavemente ou em alta velocidade.
Além do prazer ao dirigir um veículo que entrega esse tipo de resposta, todos estes itens fazem o seu carro ser muito mais econômico do que os convencionais.
Para que isso ocorra, a potência é entregue em altas rotações, geralmente acima de 5.000 rpm. Combinando o alto torque em baixa rotação com a alta potência em giros mais altos, o resultado é um motor elástico, que sempre vai responder com precisão quando você pisar no acelerador.
200 TSI (Virtus, Polo e Golf)
O motor 200 TSI, presente nos veículos Virtus, Polo e Golf, da Volkswagen, trazem ainda mais força e desempenho, por meio da tecnologia turbo downsizing. O número 200 evidencia o torque máximo em Nm (Newton – metro), uma unidade de medida internacional.
A esha do nome 200 TSI foi feita para explicar como um motor 1.0 pode ser mais potente que um 1.6, por exemplo. Desta forma, o torque fica evidenciado e você não terá dúvidas de que está levando para a garagem de casa o que há de melhor em torque, potência e economia.